Carta do Presidente

Bom, este é um momento importante para nos, do Itajaí Praia, e para a comunidade Itajaiense, que acaba de ganhar mais um CLUB do 3º setor.

Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

• 1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  • 2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • 3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • 4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
  • 5) Pratica da fraternidade e solidariedade na comunidade e no mundo.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

Atualmente, existem mais de 1.2 milhão de rotarianos associados a mais de 34.700 Rotary Clubs espalhados por 210 países ou regiões do mundo.

Um dos principais programas do Rotary International é o intercâmbio de jovens. Todos os anos, mais de 8.000 jovens viajam para países diferentes, patrocinados por Rotary Clubs, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade no mundo.

É a única entidade não governamental que tem acento na ONU.

O Rotary tem uma organização impar, e que deveria ser seguido por governantes, e modelo para gestores da iniciativa publico, privada.

Hoje, 23 novos associados entram para a historia do Rotary, do Distrito 4651, da comunidade Itajaiense, onde através do nosso companheiro Brás Cabral, do RC Itajaí Norte, nosso clube padrinho,  foi convidado ao desafio de criar um novo clube, ele foi mais além, esta para nascer o 5º RC Itajaí Açu, que terá como presidente a nossa companheira Jeane.

Para finalizar quero contar uma pequena historia para refletirmos o quanto faz a diferença em ser um membro desta organização.

Certa vez, um vendedor de uma multinacional se deslocava de Londres para uma cidade do interior da Inglaterra, onde estava prestes a fechar um grande contrato, e como bom britânico, ser pontual é uma obrigação, em um certo local, seu veiculo teve um problema mecânico, e o impediu de continuar sua viagem, próximo dali, um morador, se aproximou e questionou qual era o seu problema, e observou que ele estava muito nervoso, o mesmo explicou da importância do seu compromisso, enquanto ele explicava observou que o morador fixou seus olhos no broxe que enfeitava a lapela do seu paletó, porem nada comentou, e ofereceu seu veiculo para que continuasse a viagem, e honrasse os seus compromissos, e que não se preocupasse que quando retornasse do seu compromisso, o seu veiculo já estaria pronto. Pois bem, assim o fez, segui sua viagem, realizou seus negócios, e retornou ate local onde estava seu veiculo quebrado, e o encontrou funcionando, agradeceu o morador, acerto a parte financeiro do conserto, e fez um questionamento, não pude deixar de observar que você fixou seu olhar no meu broxe do Rotary, você fez tudo isso porque sou rotariano, e o morador respondeu, não, eu fiz tudo isso porque eu sou rotariano.

Jolandir Jacinto
Presidente do Rotary Club de Itajaí-Praia 2017/2018